quinta-feira, 8 de julho de 2010

18 de Maio - Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes

O GPCTM participou no dia 18 de Maio de 2010 dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A mobilização na Praça Sete, Centro de Belo Horizonte, contou com a presença de diversos representantes de instituições que trabalham no enfrentamento ao fenômeno. Nesta ocasião foram distribuídas flores amarelas, brancas e laranjas que são símbolo da campanha. Além de camisas, garrafinhas de água e marcadores de texto que traziam informações sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Na foto Isabela, Raihane, Moisés e Bruno do GPCTM junto a companheiros da rede.

Encontro Estadual em Diamantina

O GPCTM representou o Circo de Todo Mundo no Encontro Estadual da Rede PIAJ - Programa Infância, Adolescência e Juventude - da Cáritas Brasileira Regional Minas Gerais. O encontro foi realizado na cidade de Diamantina-MG entre os dias 03 e 06 de Junho de 2010, teve como tema "Segurança Pública, Paz e Justiça Social" e contou com a presença de diversos grupos de protagonismo juvenil do estado de Minas Gerais. Entre eles o Programa "Arte da Saúde" de Belo Horizonte, a "Rede de Protagonismo Juvenil de Buritizeiro" e o "Projeto dos Meninos de Uberaba".

Durante estes três dias os jovens participaram de palestras e debates sobre o tema. Foi promovido também uma mega flash moob na Praça Central de Diamantina que contou com a participação de mais de 200 pessoas. O objetivo desta ação foi chamar a atenção dos moradores da cidade para o tema que esta sendo tratado neste encontro.

Neste encontro também foi elaborada a "Carta de Diamantina" um documento feito pelos adolescentes e educadores participantes que falava de suas reivindicações e opiniões com relação a forma de enfrentamento a este problema.

O GPCTM apresentou três números artísticos, cada um com um tema diferente. Um tratava da violência sexual contra crianças e adolescentes, o segundo falava de protagonismo juvenil e o terceiro falou sobre a importância da união na conquista de um mundo melhor.

Debate sobre o Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentesl

O GPCTM participou no dia 14 de Maio de 2010 do Debate Público promovido pela Comissão da Participação Popular da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

O debate foi promovido pelo Fórum Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Doméstica, Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado de Minas Gerais - FEVCAMG. Este foi um importante momentod e fortalecimento do protagonismo juvenil de crianças e adolescentes do estado de MG no enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil.

Nesta oportunidade o GPCTM apresentou o número "Arte dos Anjos" que trata do tema. O número conta a história de duas crianças que sofrem violência sexual dentro da própria casa. Através do lúdico da arte circense o grupo mostra como a violência sexual pode acontecer dentro do próprio lar e de forma velada.

O Grupo de Protagonismo Juvenil do Circo de Todo Mundo acredita que a prevenção é o melhor instrumento de enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Breve apresentação da organização do trabalho


Foto em manifestação organizada pela rede de enfrentamento

Violência Sexual contra Crianças e adolescentes de BH.


Objetivos do Grupo

Trabalhar junto aos adolescentes e jovens temas ligados a cidadania e a defesa e garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens com foco principal no enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes e ao trabalho infantil.

Propiciar a participação de adolescentes e jovens em espaços de defesa e garantia de seus direitos e preparar os membros para representar a ONG em espaços de discussão como fóruns, grupos de trabalho, comissões da rede de defesa e garantia dos direitos da criança, do adolescente e do jovem, além de conferências, seminários e congressos realizados pela rede de defesa e garantia dos direitos da criança, do adolescente e do jovem.


Organização na ONG Circo de Todo Mundo

O grupo está ligado ao Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Helena Greco. Moisés Barbosa, estudante do 5º período de Pedagogia da Universidade Federal de Minas Gerais é o responsável pela coordenação do grupo. O trabalho é monitorado e recebe suporte dos técnico do Centro de Defesa.


Entre em contato: gpctmundo@gmail.com, circodetodomundo@gmail.com

Telefones: 2516-9530/2516-9531

Moisés Barbosa (Coordenador): 9869-8352

Parceria no desenvolvimento das Ações do GPCTM




COSPE significa:Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes

COSPE é um associação privada, laica e sem fins lucrativos. Desde a sua criação em 1983, atua no países do hemisfério Sul, na Itália e na Europa para o diálogo intercultural, justiça e desenvolvimento sustentável, direitos humanos, paz e justiça entre os povos. Cospe está agora empenhada na implementação de mais de 100 projetos em 30 países no mundo inteiro.


No Circo de Todo Mundo ela desenvolve uma parceria no desenvolvimento de um Programa Sócio Educativo para a Recuperação e Reinserção Social das Crianças, Adolescentes e Jovens que sobrevivem atualmente em situações peculiares de risco pessoal e social, nas periferias da cidade de Belo Horizonte. O projeto é executado, desde 2006, em parceria com a COSPE e Mistério das Relações Exteriores Italiano. Oferece a adolescentes e jovens um espaço cultural voltado para pesquisa, formação profissional e produção artística através de oficinas de formação humana e liderança, de modalidades circenses, dança e teatro.
O objetivo é desenvolver a autonomia, o protagonismo juvenil e empreendedorismo.


Visite o site: www.cospe.it

Obs. Ao procurar por "COSPE" no google aparecem vários resultados, um deles é proveniente do site da COSPE clique na opção traduzir em frente a esta opção do google e assim a página já abrirá traduzida para o português.

Missão, Visão e Valores da ONG Circo de Todo Mundo e do GPCTM




O Circo de Todo Mundo tem por MISSÃO

Assegurar os direitos humanos de crianças e adolescentes em risco pessoal e social, por meio de atividades culturais, educativas, recreativas e circenses.


E tem por VISÃO

Ser referência na garantia dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil, América latina e Caribe, desenvolvendo atividades de formação de jovens artistas nas temáticas: arte, cultura, cidadania, educação e empreendedorismo.


Seus principais VALORES são:

A criança
A pessoa humana
Cuidado com o meio ambiente
O cuidar de si e do outro
O Combate a corrupção
A Ética
A Educação
Os limites
A moral
O respeito
A criatividade
O Compromisso
e A Valorização das Diferenças

Como representantes da ONG o Grupo de Protagonismo juvenil do Circo de Todo Mundo - GPCTM e seus adolescentes e jovens compartilham da mesma missão, visão e valores do Circo de Todo Mundo.

Pequena História do Circo de Todo Mundo de 1991 a 2005



Nasceu como "Projeto Recreação", em 1991, criado por técnicos militantes do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, núcleo Belo Horizonte, a partir da situação crítica existente na capital mineira, onde era grande o número de crianças e adolescentes moradores de rua e vítimas de violência.

Naquele espaço, o grande apoio era a brincadeira: bolas, bonecos, pipas, lápis, papel, capoeira e encenações teatrais propunham tirar, por algumas horas, os meninos de sua dura realidade de mendicância, drogas e delitos. Estava assim plantada a semente do que é hoje a filosofia básica da entidade: a reinserção familiar e social através do lúdico e das atividades artísticas e culturais.

Numa das assembléias com os meninos surgiu a idéia de se criar um circo que poderia ser o grande provocador de mudanças, ao estimular o imaginário, sonho, o colorido, a brincadeira. "E como esse circo irá se chamar?" "Circo de Todo Mundo" respondeu o garoto, justificando: "Não queremos um circo só para os meninos de rua, queremos um circo para todas as crianças".
A primeira experiência surge no ex-campo do Clube Atlético Mineiro (atualmente Diamond Mall), depois na Praça Rui Barbosa (de março de 1992 a agosto de 1993), em agosto de 1992 é implantada a Casa recriando, com atividades viabilizando a geração de renda, incluindo a grife "Virando o Avesso" e uma pequena loja. Em março e abril de 1993 surgem as casas Moradias I e II, em setembro de 1999 o Centro de Passagem Casa Rosa e depois, duas casas lares, posteriormente desativadas.

As atividades circenses vão surgindo, apartir de janeiro de 1994, em um trailler na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Bairro Santa Efigênia. A primeira lona, em julho de 1994, no campo do América, na Avenida dos Andradas.

Em agosto de 1994 assume personalidade jurídica, com a denominação de "Centro Recreação de Atendimento e Defesa da Criança e do Adolescente".

Apartir de 1996 ocupou o espaço na antiga Fundação Estadual do Bem Estar do menor - FEBEM em convênio com a Secretaria de Estado do Trabalho, de Assistência Social, da Criança e do Adolescente - SETASCAD. E, apartir de 27/03/98, na Rua Santo Agostinho, aproveitando e recuperando as instalações abandonadas da antiga gráfica da FEBEM, com o apoio da União Européia através do programa Infância Desfavorecida no Meio Urbano.

Em 2001, ainda sob a chancela do movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua, o Circo participa da execução do Seminário Brasileiro de Crianças e Adolescentes Trabalhadores para ouvi-los, desenvolver neles a consciência política e sensibilizar a sociedade e o poder público para o combate ao trabalho infantil.

No decorrer de 2002 e 2003 o Circo implementa uma grande campanha contra o Trabalho Infantil Doméstico, com o patrocínio do Ministério da Educação. As ações foram especialmente voltadas para adolescentes em situação de risco e para professores da rede estadual, com oficinas, seminários e publicações de duas cartilhas. Com o mesmo objetivo, ações continuam a ser executadas nos anos seguintes.

Em 2005, uma solenidade marca a homenagem a duas personalidades brasileiras dando-se o nome delas ao Centro Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente Helena Greco e a Sala do Saber Paulo Freire, a primeira, por sua militância na resistência democrática e o segundo por suas inovações na educação popular.

Continua...

quinta-feira, 11 de março de 2010

Abuso Sexual



Um sofrimento que não pode ser expresso em palavras...


Ele acontece dentro de casa

Em seu próprio lar

Você se sente suja

Você se sente usada

Você se sente desprotegida

Aquela pessoa em que você tanto confiava

Aquela pessoa que você tanto amava

Aquela que era seu porto seguro, seu melhor amigo, seu protetor

Aquela que você olhava com olhos de amor, de gratidão

Mas sem imaginar que esta pessoa te olhava com olhos de paixão

Um devasso, cheio de podridão no coração

Capaz de quebrar seu coração em mil pedaços

Capaz de te humilhar, capaz de te usar, de te chantagear, de te ameaçar

Mas com certeza não é capaz de te mar

Porque o amor não causa dor, o amor não faz sofrer, o amor não despreza, não humilha, não maltrata

Mas de repente é hora de mudar

É hora de superar a barreira do silêncio que foi colocada à sua frente

Hora de quebrar as correntes que te amarram, hora de falar, hora de denunciar

Hora de fazer justiça, de mudar de vida

Não importa se é teu pai, teu padrasto, teu irmão, teu tio, teu amigo

Chega uma hora que seu amor próprio vai superar seu medo e neste momento você vai encontrar quem te ajude e quem te apoie

Você tem direito de ser feliz

Tem direito a ter uma nova vida

Com nova perspectiva, de reescrever seu destino

Conte conosco

Denuncie.


Sexo com crianças e adolescentes é crime!

E muitas vezes o abusador está dentro da própria casa.

Se você sabe ou desconfia denuncie! Disque 100!

E durma com a consciência tranquila.

Texto de Moisés Barbosa


Grupo de Protagonismo Juvenil do Circo de Todo Mundo


De jovem pra jovem

Estamos aqui pra te ouvir